terça-feira, 30 de junho de 2009

TREINOS EM SUBIDA























Todos nós, corredores, em algum momento do nosso treino iremos nos deparar com a famosa e temida subida. Mas saiba como fazer desta dificuldade um aliado para melhorar seu condicionamento e tornar seu treino ainda mais prazeroso.
Os treinos de subidas representam uma das formas mais eficazes de ampliar a força e a resistência dos corredores. Isto porque ao treinar nas subidas utilizamos nossa estrutura muscular-tendínea de uma forma diferente da utilizada em percursos planos, nos quais muitas vezes são pouco exigidas. Assim, com as subidas nos preparamos para enfrentar as situações de maior demanda por força e resistência, seja em percursos longos ou de maior velocidade.
Algumas dicas irão ajudar aqueles corredores já se aventuram a realizar este tipo de treino. Uma delas é postura do corredor, sempre ereta, com um pouco de inclinação à frente. A elevação mais acentuada dos joelhos e o movimento dos braços para o alto, alternando com as pernas, também auxiliam na impulsão do corpo.
A descida é um outro ponto importante, onde o cuidado deve ser redobrado devido ao aumento do impacto. Mas este é um assunto para uma próxima oportunidade.
Bons treinos!




quarta-feira, 24 de junho de 2009

CARBOIDRATOS E EXERCÍCIO FÍSICO






















Carboidratos e o exercício físico
Uma dieta rica em carboidratos para treinamentos é fundamental para uma performance esportiva ideal, pois produz os maiores estoques de glicogênio muscular e hepático. Para quem não sabe o glicogênio hepático é importante, pois ele que mantêm a glicemia nos períodos entre as refeições e no exercício. O glicogênio muscular é utilizado exclusivamente para as necessidades do músculo como a contração muscular e geração de energia. Quanto maiores as reservas de glicogênio, mais tempo conseguimos nos exercitar sem ficarmos cansados. Portanto, uma dieta adequada deve ser sempre a prioridade tanto para os atletas que buscam melhorar a performance quanto para aqueles que buscam o emagrecimento ou a manutenção de peso.
O que devemos cuidar na dieta é sempre o índice glicêmico (IG). Mas, o que é esse tal de IG?! O IG é uma classificação de carboidratos de acordo com o seu impacto imediato nos níveis de glicose e de insulina no sangue. Existem 3 classificações: IG alto (70 ou >), IG médio (56 a 69) e IG baixo (55 ou <). É uma ferramenta clinicamente comprovada que tem suas aplicações no diabetes, no controle do apetite e nas doenças coronarianas. Na atividade esportiva, o campeão final é aquele com os maiores depósitos de glicogênio muscular e hepático. E para maximizar os estoques, devemos seguir uma dieta adequada em carboidratos nos dias de treino e nos dias anteriores ao evento. Então, aí vão algumas dicas em relação ao IG e a alimentação: - antes do exercício (1 a 2 horas antes) devemos ingerir alimentos com baixo IG, pois aumentam a resistência. Em um estudo realizado com ciclistas, quando uma refeição de lentilhas (IG baixo) antes do evento foi comparada com uma refeição de batatas (IG alto), os atletas foram capazes de continuar pedalando a uma alta intensidade durante 20 minutos a mais, quando a refeição tinha IG baixo. - durante o exercício, não existe a necessidade de ingerir carboidratos quando a duração máxima for de 60 minutos, pois o excesso de carboidratos durante a prática gera dano celular podendo levar a uma lesão muscular no atleta. Entretanto, se o esforço for ultrapassar de 80 minutos, devemos ingerir carboidratos com IG alto quando completar 40 a 50 minutos de exercício. - pós exercício devemos ingerir alimentos de IG altos e após 30 a 40 minutos podemos fazer uma refeição completa com todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por todas essas informações e cuidados que devemos ter com a nossa alimentação, procure um nutricionista para ajudá-lo e orientá-lo em todas as dúvidas que surgirem! Denise Pinto Nutricionista e Pós Graduanda em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico

terça-feira, 23 de junho de 2009

EQUIPE CAMPEÃ DAS DEZ MILHAS EM REVEZAMENTO 01/05/2009- RIO GRANDE

























NOS DIAS DE CHUVA SUBSTITUIR TREINO DE PISTA POR 60MIN DE FUNDO LEVE.

domingo, 21 de junho de 2009

ASCORP NA GAZETA DO SUL DE SANTA CRUZ












Esportes

José Carlos Ferreira esporte@gazetadosul.com.br

ATLETISMO
Minimaratona do Sesc tem mais de 300 inscritos









Versão em PDF

Imprimir

Mande seu Comentário

Encaminhe para um amigo

A quinta etapa do Circuito Sesc de Minimaratona 2009 acontece neste domingo em Santa Cruz do Sul, com largada às 9h30, em frente à unidade local do Serviço Social do Comércio (Rua Ernesto Alves, 1042). A prova é dividida em três modalidades: adulta, com trajeto de 10 km; revezamento 5x5, onde os maratonistas concorrem em duplas, sendo que cada um deverá cumprir 5 km do percurso total; e a Minimaratoninha, voltada a crianças e jovens de 10 a 15 anos e cuja distância é de 3 km. Até o final da tarde desta sexta-feira, 305 atletas já estavam inscritos. O percurso, a partir do Sesc, segue pela Avenida Paul Harris, Felipe Jacobus Filho, Carlos Trein Filho, Coronel Oscar Jost, Juca Werlang, Gaspar Silveira Martins, Cristóvão Colombo, Galvão Costa e Ernesto Alves, encerrando também em frente ao Sesc. As inscrições ainda podem ser feitas no local de largada da prova. No ato do registro os participantes da categoria adulta devem apresentar documento de identidade, além do Cartão Sesc/Senac, no caso dos comerciários. A inscrição custa R$ 10,00 para comerciários, empresários e seus respectivos dependentes; e R$ 15,00 aos demais participantes. A etapa de Santa Cruz do Sul do Circuito Sesc conta com o apoio de Conesul/Stadtbus, CFC Real, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Brigada Militar, Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Loja do Esportista. O campeão e o vice-campeão estadual nas categorias livre masculino, livre feminino e por equipe serão definidos por um ranking composto pela pontuação acumulada ao longo do Circuito Sesc de Minimaratona. No feminino a disputa está acirrada, com quatro atletas dividindo a primeira colocação, cada uma com dez pontos: Daniela Silveira Lourenço, Marisol Rendon Caraballo, Mônica Regina de Almeida Chaves Ferreira e Rosa Padilha. No masculino, Luís Fernando Luz dos Santos, de Pelotas, desponta na liderança com 20 pontos, seguido por Wilton Guillerman, de Rivera (Uruguai), na segunda colocação, com dez. Entre as equipes, a Ascorp está em primeiro lugar, com 21 pontos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


























No dia 09 de junho Fernando Luz ministrou uma palestra sobre Material Alternantivo na Educação Física, o evento fez parte da jornanda academica do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, participaram cerca de 50 academicos.