segunda-feira, 26 de abril de 2010

Penta Campeão




Equipe Paquetá Sport/Asics é pentacampeã da Volta a Ilha 2010


Mais de 3mil atletas participarama da competição


A equipe Paquetá Sport/Asics, de Porto Alegre, conquistou o pentacampeonato da 15º edição da Corrida de Revezamebnto Volta a Ilha. Os integrantes completaram os 150km em 8h e 36min.

Foram mais de 385 equipes de 15 estados Brasileiros que enfrentaram um sabádo chuvoso e de muito vento em Florianópolis. Os competidores correram em trechos de areia fofa, dunas, trilhas em estradas de terra, subidas ingremes e longos trechos de asfalto.



A VIAGEM: É galera demorou mais chegou foram longos dias de preparação para essa prova, pois estava um pouco ansioso de ver os colegas comentarem sobre a emoção de estar na corrida que se tornou a mais querida dos corredores de longas distâncias.

A equipe composta por 7 Gaúchos e 2 Paranaenses sendo que 4 atletas calouros, eu um deles hehehe.

Saímos de Porto Alegre as 6h30min da manha de sexta feira dia 23/04 chegada em Florianópolis as 15h.


A PROVA: As primeiras equipes largaram as 4h da manha do dia 24/04 devido serem as equipes que nas sua previsões de conclusão do percurso o tempo ser maior, a nossa equipe largou no último pelotão as 7h15min. Cada atleta correu 3 vezes distâncias aproximadas entre 3 a 10quilometros, eram 22 pontos de troca os meus percursos foram dois de 5km e um de 8km.

Estava muito tenso antes de fazer meu primeiro trecho devido estar me recuperando de um grande stress devido ao desgaste dos treinamentos mas deu tudo certo.


A DICA É QUE TODOS SE ORGANIZEM MONTEM SUA EQUIPE E 2011 SE MANDEM PARA A VOLTA A ILHA É UMA GRANDE FESTA.


Minha Próxima participação é na Meia Maratona de Uruguaiana no próximo Domingo dia 02/05/2010.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

VOLTA A ILHA 24/04/2010






Os participantes percorrão 150 quilômetros em revezamento dentro de Florianópolis.
1 A Volta à Ilha está completando este ano 15 edições da prova. Tudo começou com a vontade de mostrar que um esporte essencialmente solitário poderia ter um lado coletivo, aproximando pessoas em grupos que têm em comum a paixão por gastar a sola do tênis. Em 1996, eram 220 corredores participando e agora serão 3.500 atletas que vão largar do trapiche da avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, no dia 24 de abril. “Participei de uma prova de revezamento nos Estados Unidos em 1990 e 91 e fiquei com uma pulga atrás da orelha: não havia nada parecido no Brasil”, conta o professor Carlos Duarte, um dos organizadores. Algum tempo depois, ao passar pelo Pântano do Sul e por outras praias de Florianópolis, o professor percebeu que a cidade seria o lugar ideal para um evento assim. Como organizar é diferente de participar, o planejamento foi bastante cuidadoso. “Foram dois anos conhecendo todos os detalhes da Ilha, mapeando estradas e trilhas e analisando a viabilidade”, conta Duarte. Isso tudo foi feito antes da popularização da internet e dos aparelhos de medição por GPS, um tempo anterior ao google maps também. “Consegui mapear 155 quilômetros (atualmente são 150), privilegiando as paisagens mais bonitas de Florianópolis, para que as 22 equipes corressem admirando a natureza”, diz.Com o passar dos anos, o Revezamento Volta à Ilha Asics foi se profissionalizando e se tornando melhor e mais atrativo, tanto que as 22 equipes iniciais aumentaram para 385. Os atletas profissionais hoje dividem as ruas e trilhas de Florianópolis com pessoas que procuram a prova para se divertir, para curtir a natureza ou apenas para fazer amigos. O número de participantes de fora de Santa Catarina também cresceu. Em 1996, apenas três grupos não eram de catarinenses, enquanto hoje somente 16,5% das inscrições correspondem aos naturais do Estado. Carlos Duarte admitiu que algumas alterações no trajeto foram necessárias. “Tivemos que adaptar alguns trechos porque precisávamos de estacionamentos para os carros de apoio dos corredores”, diz. “Mas é um problema bom, que mostra que o evento cresceu e que é um sucesso, o que nos faz desejar que ainda venham muitas edições, cada vez melhores”. As inscrições da prova de 2010 já estão encerradas.

E AÍ GALERA EMBARCO PARA FLORIPA SEXTA FEIRA DIA 23 AS 06 DA MANHA A EQUIPE ESTÁ MUITO CONFIANTE SÃO OS PRINCIPAIS CORREDORES DO RIO GRANDE DO SUL ESTOU FELIZ EM FAZER PARTE DA PAQUETÁ/ASICS NA VOLTA ILHA 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

CALENDÁRIO




Próximos Eventos Atléticos, com possível participação da Sogipa.

17 e 18 de abril
Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas
Uberlândia - MG
17 abril
Troféu Teutônia de Atletismo
C. Teutônia
20 abril
Copa Gaúcha Salto em Distância e Triplo
Sogipa
24 e 25 abril
Campeonatos Estaduais Sub23
Sogipa
30 de abril
Campeonato Brasileiro Corrida de Fundo em Pista
Piracicaba - SP
08 maio
Copa Gaúcha de Lançamentos e Arremessos
Sogipa
12 maio
Dia Mundial do Atletismo - Escolas
Sogipa
13 maio
Dia Mundial do Atletismo - Clubes
Sogipa
16 de maio
GP Unifor de Atletismo
Fortaleza - CE
21 de maio
Campeonato Sul-americano de Milha de Rua
Rio de Janeiro - RJ
22 maio
GP Lajeado de Atletismo
Lajeado
23 de maio
GP Caixa de Atletismo
Rio de Janeiro - RJ
26 de maio
GP Sesi de Atletismo
Uberlândia - MG
29 e 30 maio
Campeonatos Estaduais Juvenil
Sogipa
30 de maio
GP Maringá de Atletismo
Maringá - PR
A definir (maio)
Copa FAERGS Ivoti de Atletismo
Ivoti
12 e 13 de junho
Campeonato Brasileiro Inter-clubes Menores
Sogipa
12 e 13 junho
Campeonatos Estaduais Adulto
Sogipa
26 e 27 de junho
Campeonatos Brasileiros Caixa de Juvenis
Maringá - PR
03 e 04 julho
Campeonatos Estaduais Menor
Sogipa
31 julho 1 agosto
Campeonatos Brasileiros Caixa de SUB23
Campinas – SP
20 agosto
Campeonatos Estaduais Indoor
São Leopoldo
28 e 29 de agosto
Campeonatos Brasileiros Caixa de Menores
Uberlândia - MG
4 e 5 de setembro
Campeonato Brasileiro Inter-clubes Juvenis
São Paulo – SP
15 a 19 setembro
XXIX Troféu Brasil de Atletismo
São Paulo – SP
25 setembro
Campeonatos Estaduais Mirim
Sogipa
02 outubro
Troféu Mauá de Atletismo
C. Mauá
16 e 17 de outubro
Campeonato Brasileiro Caixa de Mirins
Bragança - SP
17 a 19 outubro
ONASE
Ivoti
23 outubro
Campeonatos Estaduais Iniciantes
UCS
06 novembro
Campeonatos Estaduais Pré-mirim
Ivoti
20 novembro
Copa Gaúcha de Marcha Atlética
UCS
04 dezembro
Troféu FAERGS

sábado, 10 de abril de 2010

OVERTRAINING


Olá a Todos,Como eu reconheço um atleta com overtraining?Quando eu era treinador, era muito fácil reconhecer um atleta overtreinado, ou seja, após observa-lo por vários dias, vendo que a sua performance vinha caindo vertiginosamente, o treino estava se tornando um sacrifício dos diabos, conversava com ele para saber como estava sendo sua noite de sono, se sua alimentação estava em cima, prestava atenção na sua postura, tanto no humor (provocava-o com brincadeiras que afetassem sua auto-estima), como na predisposição para treinar e a freqüência com que se gripava. Constatado o óbvio, mandava-o parar imediatamente com os treinamentos e pedia uma bateria de exames laboratoriais e cardiológicos.Muitas vezes, os exames não acusavam nada, o cara estava forte como um touro, aí o que fazer?- simplesmente dava um mês de descanso para o coitado, mudava totalmente o ritmo de vida do caboclo, tipo, em vez de correr, socava-o numa piscina para relaxar.Temos que ter consciência que muitas vezes o overtraining não é derivado de problemas fisiológicos, mas de problemas psicológicos, ou seja, stress do cotidiano e do próprio treinamento. Muitos atletas entram em overtraining pelo simples fato de competirem muito e não adequar os treinamentos às competições. Isso se deve ao grande problema do atleta brasileiro, falta de apoio, de um patrocínio que de tranqüilidade para treinar e só entrar naquelas provas em que ele terá o seu reconhecimento como atleta. No Brasil todo atleta profissional, que vive do esporte, tem que matar um leão por dia, se sujeitando a esses riscos, ter um overtraining, uma lesão, ou até mesmo encerra sua carreira prematuramente.Mas a causa mais freqüente de um overtraining é a seqüência exagerada de competições aliada ao treinamento mal aplicado, ou mal executado.
Um detalhe que ocorre com freqüência nos atletas, amadores ou não, para que cheguem com facilidade a um overtraining, está na execução do treinamento. Quem de vocês que está lendo nesse momento esse relato já não cometeu essa infração? Vou explicar que infração é essa no treino:
- todo mundo gosta de ser o melhor, de mostrar para as outras pessoas que corre num estilo bonito, que consegue correr mais forte e assim por diante;- isso acontece quando treinamos em lugares muito freqüentados, como nos parques. Nos parques das cidades é um vai e vem de pessoas que dá gosto de ver, aí o sujeito sai para fazer o longão dele, logo no começo do treino, ele indo e uma gostosa vindo, vocês acham que ele vai correr naquele ritmo que estava predisposto a fazer? Negativo! Ele só para aparecer para a gata aumenta o ritmo, estufa o peito, quer dizer, sai totalmente do estilo de corrida dele. Depois que passa pela gata, até ela sumir de vista, o pau esta quebrando, o ritmo está forte pra dedéu, mas o cara não perde a pose, quando a mina some de vista, ele volta ao velho estilo pesadão, ritmo fraco e por aí vai. Logo em seguida passa um outro atleta num ritmo mais forte, o que o cara faz? Tenta acompanhar o atleta que passou mais forte e assim vai, isso é o treino todo, é um aumenta e diminui o ritmo o tempo todo. Tem vez que o coro come o tempo todo e isso é todo dia, qual será o resultado? Uma lesão, ou um overtraining. Não é só nos parques que acontece esse problema, acontece com aqueles que treinam nas vias públicas, também. Quem disser que nunca aconteceu com ele, é mentira. Por isso, que a maioria dos técnicos tentam fazer com que seus atletas treinem em lugares desertos, sem muito movimento, assim ele pode se concentrar no que está fazendo e não tentar aparecer para os outros.Bem meus amigos, são esses toques que eu tinha pra dar sobre overtraining e como identifica-lo. Se você notar que seu rendimento, sua recuperação, seu humor, sua auto-estima, sua susceptibilidade a pegar gripes, sua perda de estímulo, alteração no apetite, Dor Muscular nem sempre é ruim - Concentração de lactatoDor Muscular nem sempre é ruimdores musculares, sono desregulado, perda de peso... Fique esperto, você pode estar entrando em overtraining.
Nilson Duarte Monteiro - e-mail: nilsondm@uol.com.br



É galera postei essa matéria devido ter passado recentemente por essa situação de over training e a coisa é feia, agora graças a deus com muito descanço já estou sentindo a boa e velha forma voltando hehehe, mas foram uns 12 dias de total desespero sem vontade de correr, sem vontade de fazer nada, mas não foi mão planejamento dos treinamentos é que tem uma hora que o corpo entra em curto mesmo.

Agora é seguir em frente pois minhas próximas competiçoes estão aí:

23 de abril VOLTA A ILHA FLORIANÓPOLIS


30 DE ABRIL CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUNDO EM PISTA- CAMPINAS

ETAPA SUL EM CAMAQUÃ DO CIRCUÍTO SESC


NESSE PRÓXIMO DOMINGO DIA 11 DE ABRIL AS 09H:30MIN SERÁ A TERCEIRA ETAPA DO CIRCUÍTO SESC DE CORRIDAS.


ASCORP MARCARÁ PRESENÇA MAIS UMA VEZ COM UM BOM NÚMERO DE ATLETAS

domingo, 4 de abril de 2010

CIRCUÍTO DE CORRIDA DE RIO GRANDE 1° ETAPA



NESSE DOMINGO(04/04/2010) FOI DADA A LARGADA NO CIRCUÍTO DE CORRIDAS DE RUA DA CIDADE DO RIO GRANDE, O EVENTO FOI REALIZADADO NO CLUBE REGATAS, APROXIMADAMENTE 100 ATLETAS, O FRIOZINHO DE 15° NÃO TIROU A MOTIVAÇÃO DOS COMPETIDORES.
A PROVA: PERCURSO DE 10KM VENCI COM A MARCA DE 31'05'' UM BOM RESULTADO, NESSA SEMANA PASSADA TREINEI POUCO DEVIDO AO DESGASTE DE COMPETIÇOES.